Revestimentos Com Textura — Qual Acabamento Escolher Para Cada Ambiente?
Os revestimentos com textura oferecem um resultado visual incrível, a depender das sensações que se desejam obter. Por isso, são amplamente indicados para embelezar diferentes ambientes, tanto aplicados em pisos quanto em paredes e pontos de destaque.
Ao continuar a leitura deste artigo, você vai conferir mais informações sobre:
quais são os acabamentos ideais para cada ambiente;
como combinar revestimentos com textura.
Conheça os acabamentos ideais para cada ambiente
Revestimentos com textura podem ser usados em todos os espaços, tanto em paredes quanto no piso de áreas internas e externas. O resultado tende a ficar impactante e dá mais personalidade aos ambientes. Confira dicas para aplicar revestimentos com textura nos principais ambientes da casa:
Salas de estar e de jantar
Para estes dois tipos de ambientes, uma das principais recomendações é o porcelanato em grandes tamanhos. Isso porque, além de bonito, o ambiente revestido com este material dá uma sensação de aconchego e requinte aos usuários. Nesse sentido, existem opções de acabamentos, ou texturas, bem interessantes:
Polido;
Lapado;
Acetinado;
Natural;
Matte;
Lux;
Matte/Lux.
Hall de entrada
De acordo com o desejo do usuário, muitos porcelanatos podem ser aplicados neste espaço. O ambiente pode ser um local de destaque ou um local neutro, e os pisos e revestimentos ajudam a cumprir este papel.
Nesse sentido, existem opções de acabamentos, ou texturas, bem interessantes:
Polido;
Lapado;
Acetinado;
Natural;
Matte;
Lux;
Matte/Lux.
Cozinha
Ambos os ambientes requerem um piso durável, fácil de limpar e seguro. No caso específico de cozinhas, as texturas indicadas conferem essas características e garantem a segurança e a praticidade para os usuários:
Polido;
Lapado;
Acetinado;
Natural;
Matte;
Lux;
Matte/Lux.
Quartos
Os revestimentos com textura oferecem uma solução elegante e funcional para pisos e paredes de quartos, combinando beleza, durabilidade e facilidade de manutenção. Com a vasta gama de opções disponíveis, é possível criar um ambiente personalizado que atenda tanto às suas necessidades estéticas quanto práticas.
Confira os acabamentos indicados para estes espaços:
Polido;
Lapado;
Acetinado;
Natural;
Matte;
Lux;
Matte/Lux.
Áreas externas
Para este ambiente da casa, além de pisos com visual de pedra, o ideal é usar revestimentos seguros e resistentes, como o acabamento Hard, que consiste em superfícies que conseguem resistir bem a danos e desgastes, além de ser eficaz contra escorregões.
Como combinar revestimentos com textura?
O uso de porcelanato em pisos e paredes dos mais variados ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais, tem ganhado popularidade devido à sua versatilidade, durabilidade e variedade de estilos.
Confira a seguir as principais dicas para acertar na combinação dos seus revestimentos sem abrir mão da beleza, da estética, do conforto e da segurança:
Escolha diferentes texturas para conferir personalidade a um ambiente
O uso e a combinação de revestimentos com texturas com visual semelhante a outros materiais, como a madeira natural, o cimento queimado ou as pedras rústicas é altamente recomendado para criar uma boa sensação de contraste.
Aliada à diversidade de cores e tamanhos, toda essa diversificação contribui para captar atenção, adicionando camadas visuais ao espaço personalizado.
Misture texturas e cores para criar um espaço descontraído
Se você quer um ambiente descontraído e dinâmico, considere a mistura de tons vivos ou contrastantes com aquelas cores neutras, ou suaves. Assim, o seu espaço fica com uma boa sensação de profundidade e energia. Isso também permite que você crie o ambiente desejado, seja ele clássico, moderno, rústico ou minimalista.
Aplique revestimentos com textura em apenas uma parede para destacar a decoração neutra
Uma das razões para essa aplicação está na criação de um ponto focal, ou seja, um ponto de destaque. Assim, quem vê fica atraído de forma instantânea, direcionando a atenção para uma área específica, que pode ser um quadro, fotografias, uma obra de arte ou até mesmo uma televisão.
Além disso, o ambiente fica também com uma boa sensação de profundidade. Quando aplicados na parede atrás da cama, por exemplo, os revestimentos com textura oferecem um ponto focal estético no quarto.
Invista na uniformidade visual
Os porcelanatos combinam bem com outros materiais, como madeira e metal, permitindo uma decoração diversificada. Ao mesmo tempo, optar pela continuidade do porcelanato do piso para as paredes pode criar uma sensação de amplitude e fluidez, especialmente em ambientes menores.
Leia também: Piso e Parede: Saiba como escolher o revestimento perfeito para cada tipo de aplicação
Agora você já sabe que os revestimentos com textura dão um visual incrível ao ambiente, seja ele pequeno, grande, residencial ou comercial. Por isso, se você deseja aderir a essa ideia, conheça os revestimentos com textura da Portinari e escolha seu novo porcelanato!