Porcelanatos De Grandes Formatos Em Ambientes Comerciais
O uso de porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais vem ganhando cada vez mais adeptos. Se você planeja instalar esse revestimento no piso ou em paredes, vai encontrar benefícios que vão além da beleza estética.
Afinal, trata-se de uma opção versátil que permite personalizar os espaços, além de oferecer praticidade quando o assunto é limpeza e conservação. Continue a leitura deste artigo para conferir:
o que considerar ao escolher porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais;
dicas para conservar porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais;
como prevenir danos e desgastes de porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais.
O que considerar ao escolher porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais?
Ao escolher entre porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais, um dos cuidados fundamentais que devem ser tomados é considerar as especificações da peça.
É muito importante que o revestimento seja ideal para áreas de alto tráfego, caso contrário, ele não será capaz de suportar por muito tempo a grande circulação de pessoas características destes ambientes.
Outro detalhe indispensável é garantir que a sua instalação aconteça de forma correta, o que também pode interferir na vida útil do revestimento em ambientes movimentados. Além disso, um piso mal colocado pode acabar se soltando em alguns locais, causando uma má impressão aos visitantes.
Confira dicas para conservar porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais
Além dos cuidados ao escolher o porcelanato para o seu estabelecimento, é preciso garantir que ele apresente o mesmo aspecto de quando foi instalado. Veja as dicas que separamos a seguir.
Frequência de limpeza recomendada
Os porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais, como a coleção Alba BE NAT, conferem beleza e sofisticação a diferentes espaços. No entanto, é preciso realizar a limpeza com certa frequência para evitar o acúmulo de resíduos e arranhões.
Assim, o recomendado é que este processo seja realizado, pelo menos, três vezes por semana, enquanto a limpeza de revestimentos antiderrapantes pode ser feita em intervalos menores. Porém, caso alimentos, bebidas ou produtos que possam causar manchas caiam no porcelanato, é recomendado fazer a limpeza imediatamente.
Já na limpeza pós-obra, é preciso remover os resíduos de argamassa utilizando vinagre de álcool e aguardar 15 minutos. Em seguida, recomenda-se o uso de uma esponja azul (própria para cristais), esfregando com um pouco de saponáceo cremoso. Por fim, é preciso enxaguar bem o porcelanato e finalizar com um pano limpo.
Escolha de produtos de limpeza apropriados
Para a limpeza diária, recomenda-se remover as partículas de sujeira com uma vassoura macia para evitar riscos no porcelanato. Caso prefira utilizar um aspirador de pó, não se esqueça de utilizar a vassourinha.
Depois de remover os resíduos do piso, é importante diluir detergente neutro em um balde com água, molhar um pano limpo e passá-lo pelo ambiente com um rodo ou mop. O processo pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, finalizando com um pano seco.
Não utilize esponjas de aço, evitando riscos na peça. O uso de sabão em pó não é recomendado, já que o produto cria uma película que retém partículas de sujeira, deixando manchas pontuais pelo piso. Produtos como água sanitária pura, soda cáustica e limpadores de forno e alumínio também não são recomendados.
Caso a sujeira em porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais persista, recomenda-se deixar a solução de água e detergente agir por alguns minutos na superfície do revestimento antes de dar sequência ao processo já mencionado.
Para conservar ainda mais a beleza do revestimento de grandes formatos, como a coleção Boulevard BW NAT, você pode utilizar produtos específicos para a limpeza do porcelanato. Além de mantê-lo mais bonito e brilhante, também deixa um perfume agradável no ambiente.
Como prevenir danos e desgastes de porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais?
Algumas estratégias podem minimizar a ocorrência de danos e desgastes no porcelanato instalado no seu estabelecimento. Uma delas é utilizar tapetes nas áreas de entrada, sendo esses os locais que costumam ter a maior circulação de pessoas. Eles também ajudam a remover maiores sujidades do solado dos calçados.
Outro cuidado importante é instalar proteções sob os móveis pesados. Além disso, se precisar movimentar algum deles, prefira levantar ao invés de arrastar para evitar atritos no piso.
Leia também: O Que é Junta Seca Em Porcelanato? Entenda Melhor Sobre O Assunto!
Agora você já conhece os cuidados necessários para manter porcelanatos de grandes formatos em ambientes comerciais bonitos e conservados. Por isso, siga as nossas dicas e mantenha seu estabelecimento com um aspecto agradável para todos que o frequentam, sejam colaboradores, clientes ou visitantes. Aproveite para conhecer os acabamentos Portinari e descobrir onde usar cada um deles.