Kinfolk: estilo de vida minimalista chega à arquitetura e transforma a casa em refúgio de paz
Veja dicas para trazer harmonia aos ambientes e viver de forma mais reflexiva e artística
Simplicidade e respeito à natureza são as regras no novo estilo de vida Kinfolk. Centrando-se apenas no que é essencial, essa tendência chega à arquitetura como um manifesto contrário ao consumismo excessivo e ao acúmulo de coisas.
O Kinfolk é múltiplo e projeta os lares de forma a facilitar a vida cotidiana, trazendo reflexão, revisão de prioridades e a definição daquilo que é essencial para cada pessoa. O conceito se apoia na procura por um estado sereno, soluções que tragam alívio e bem-estar, equilíbrio e harmonia dentro do novo estilo de vida minimalista. A busca é por ambientes acolhedores e que ao mesmo tempo comuniquem suas identidades.
Veja aqui dicas para criar um ambiente Kinfolk em casa:
Paletas neutras
Para pisos e paredes, as cores neutras e atemporais, como branco e cinza, trazem uma estética amena e reconfortante, além de ampliarem possibilidades de combinações. O porcelanato Sandstone, evoca o arenito – rocha sedimentar composta principalmente por minerais de tamanho de areia ou grãos de rocha, em sua maioria o quartzo. Os produtos servem como base para um cenário minimalista e natural. Seu visual leve cria uma sensação de relaxamento e naturalidade, enquanto sua textura causa uma percepção muito sutil de movimento. Um porcelanato indicado, inclusive, para ambientes de altíssimo tráfego, por fazer parte da categoria de produto Pietra Portinari Prime.
Menos é mais
A ideia do Kinfolk é decorar o lar com o mínimo ao redor, trazendo uma quantidade mais reduzida de móveis, de forma a evidenciar a amplitude dos ambientes. Espaços amplos propiciam uma maior atmosfera de quietude, serenidade e contemplação, o que já é meio passo para uma vida mais simples e tranquila.
Biofilia
A tendência da biofilia é irmã do Kinfolk. Pequenos cantinhos compostos com vasos e plantas fazem toda a diferença para inspirar a conexão consigo e com a natureza. As plantas, além de serem itens de decoração certeiros, ainda trazem frescor ao ambiente e podem ser aliados a tons verdes e azuis para reforçar o conceito. Um jardim externo ou interno também é uma opção sofisticada para os projetos.
Artesanal
A decoração de uma casa pede autenticidade e objetos antigos, mobílias industriais, itens feitos à mão e peças recicladas podem conversar no mesmo espaço e trazer memórias afetivas para arrematar a criação do refúgio de paz.