Portinari Logo
Home / / Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023
A Portinari Imagem Principal

Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023

Jardins cheios de beleza e muito verde para ficar e contemplar

Um dos principais nomes do paisagismo contemporâneo nacional, Alex Hanazaki assina ambiente especialmente para a marca Portinari na CASACOR São Paulo. A 36ª edição da mostra acontecerá no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, entre 30 de maio e 6 de agosto sob o tema “Corpo & Morada”. O paisagista assina o espaço “Origens Portinari”, inspirando-se nos elementos da natureza e guiado pela arte, o projeto apresenta a transformação e a origem de tudo.

O objetivo de Hanazaki é despertar nos visitantes a atenção de como a matéria bruta pode ser transformada em revestimentos, em um projeto que ao longo do caminho apresenta diferentes elementos, transformando-os em verdadeiras obras de arte. “A mensagem principal é trazer a reflexão sobre a transformação da matéria bruta, associada à tecnologia, nos produtos Portinari. Um caminho através do caminho. Não se faz arquitetura sem terra, água e fogo. Não se faz Portinari sem terra, água e fogo”, resume o profissional.

Com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante, o paisagista evidencia as matérias brutas como a terra, a água e o fogo para dar vida ao ambiente presente na área externa. O projeto foi feito através de uma pesquisa minuciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística brasileira, em um deslumbrante percurso interligado por quatro ambientes distintos.

No corredor de entrada do Origens Portinari, os visitantes passarão por um anticlímax, um convite para se desconectar com o mundo exterior e entrar no universo Portinari por Hanazaki. Ao entrar no primeiro ambiente, um jardim que evidencia a presença do elemento terra, apresenta o primeiro bioma. O calcário, a argila. A matéria prima essencial, de onde brotam todas as outras. A chegada traz rusticidade, elegância e encantamento.

Uma escolha imponente para adentrar, o piso de todo o espaço é revestido com a coleção Lounge, inspirada na pedra Perlino Grey, destacam tons de cinzas com veios e pequenos fragmentos que resultam em uma beleza singular.

No segundo momento, um espelho d’água revestido com Lounge GR HARD, que se estende do chão as paredes, apresenta a transformação do cenário. Ornamentado com uma vegetação mais tropical, presentes na mata atlântica brasileira, este ambiente trabalha o elemento água. A água orienta, ensina, contorna. Uma cascata traz sonoridade, apresentando um espaço ideal para relaxar e se reconectar.

Água e terra são matérias que se encontram com um processo: O fogo. Fogo é transformação, é fluxo, é aprimoramento. Passar pelo fogo é renascer. O terceiro ambiente é a apresentação da matéria bruta fogo. Após atravessar essa jornada, conduzidos por um paisagismo de escolhas nada óbvias, chega-se ao ápice do espaço, a Praça Portinari.

O projeto poetizado por Alex Hanazaki, traz ambientes completamente sensoriais, os visitantes ao passarem pelos espaços sentem as transformações dos biomas e das matérias brutas, acompanhando por trilhas sonoras e aromas distintos é possível fazer o percurso com os olhos fechados e sentir toda a amplitude do projeto.

A tecnologia também está presente e contempla o quarto espaço. A praça Portinari simboliza a cidade de São Paulo, do vanguardismo à tecnologia. Um jardim cênico elaborado por totens esculturais de lastras, formando uma grande instalação com diferentes linhas e tamanhos, apresenta a vista da Avenida Paulista. A sensação de amplitude está no próprio formato com peças que chegam a 320 cm. A grandiosidade das lastras está na sua funcionalidade e beleza, que agrega design e requinte ao ambiente. Depois de terem sido terra, água e fogo, são agora a silhueta escultural da cidade de São Paulo. Cidade que é corpo e é morada.

Na Praça Portinari, o que foi enraizado ganha asas. No plano de fundo, uma grande estrutura feita de cobogós, a circundar todo o espaço. Os revestimentos foram feitos exclusivamente para o espaço, em tons quentes, trazem vida a composição de forma harmônica. O que era matéria, agora é arte. Há uma beleza nipônica, na sutileza da fotografia melancólica. Há um horizonte a ser admirado.

Viver a arte de viver a vida é ir além do óbvio, é enxergar com sensibilidade a beleza nos detalhes. “Somos o encontro de essências, de sentidos e emoções. Não se faz arquitetura paisagística sem-terra, água e fogo. Essa é a origem de tudo. É quando a terra se movimenta, a água fui e o fogo transforma. É assim que a gente faz arte, a arte de viver a vida,” finaliza Hanazaki.

A Portinari está presente em outros 39 ambientes da 36ª edição de CASACOR SP, que acontece de 30 de maio a 06 de agosto de 2023, no Conjunto Nacional.

 

 

CASACOR São Paulo 2023Data: 30 de maio a 6 de agosto de 2023Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César                                   

Mais Informações: www.casacor.comFacebook: www.facebook.com/casacoroficialInstagram: @casacor_oficial

 

Sobre a Dexco   

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.